a
Abimci lança programa de qualidade do compensado plastificadoForest News | Forestnews

Abimci lança programa de qualidade do compensado plastificado

A Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) criou um programa de certificação de qualidade para o setor de compensado plastificado.

O programa ainda tem a ABNT (Associação Brasileira Normas Técnicas) como órgão certificador e o Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário como laboratório para a realização dos ensaios do produto.

O compensado plastificado para formas de concreto tem ganho cada vez mais espaço dentro da construção civil. O produto é composto por lâminas de madeira coladas de forma sobreposta e revestidas por um filme fenólico em ambas as faces e pode ser aplicado na edificação de vigas, lajes, pilares e fundações.

“O Programa está sendo iniciado de uma forma muito positiva e já conta com a adesão e a participação das principais empresas fabricantes do produto, que representam importante parcela da produção e do mercado. Temos convicção que a representatividade do Programa tende a crescer com a compreensão das vantagens do uso do produto certificado pelo mercado da construção civil”, explica o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

As empresas participantes do Programa já estão realizando ensaios laboratoriais de seus produtos, atestando que eles estão dentro dos requisitos de desempenho exigidos pela norma técnica.

“O segmento já entregava ao setor da construção civil produtos de alta qualidade, mas que agora passam a contar com a chancela de um Programa de Certificação”, avaliou prossegue Pupo.

Para que os produtos recebam o certificado de conformidade emitido pela ABNT Certificadora e o selo do PSQ – Compensado Plastificado um conjunto de práticas e procedimentos de controle são realizados.

No primeiro momento, o Sistema de Gestão de Qualidade da empresa fabricante do produto é auditado pela ABNT, que coleta as chapas para serem testadas em laboratório independente.

Na sequência, as amostras são ensaiadas para verificar se atendem aos requisitos de desempenho da norma técnica do produto. Se os testes forem positivos, o produto recebe o certificado de conformidade. O Sistema de Gestão da Qualidade da empresa é periodicamente auditado e os produtos são testados regularmente em laboratório independente. Quando aprovados, a ABNT renova o certificado para o produto.

Confira mais sobre o Programa da Abimci para o Compensado Plastificado neste link.

Compartilhe